segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROJETO PARA O 4º BIMESTRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANANINDEUA


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SARÉ













VIOLÊNCIA ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO.

















ANANINDEUA – PARÁ

2011

1- TEMA: Violência escolar: manifestações e estratégias de prevenção.




2- IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal de educação infantil e ensino fundamental Saré



SERIE: PRÉ II, 1º ANO, 2º ANO, 3º ANO, 3ª E 4ª SÉRIE



TURMAS: A B C



TURNO: MANHÃ E TARDE



ANO: 2011



DIRETOR: Ruy Guilherme Souza da Silva



COORDENADORAS: Josianne Coelho Pantoja e Mª Nilda Modesto Sales





PROFESSORAS: Fabricia Dornelas, Fernanda Briglia, Mª Gorete Paiva, Julia Duarte, Teolga Brasil, Francisca Ramos e Daniela Paiva.







3- DURAÇÃO:

Este projeto tem a duração de dois meses.







4- DISCIPLINAS

O tema em questão será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos da língua portuguesa, matemática, ciências naturais, ciências sociais, religião, artes e os temas transversais..

5- JUSTIFICATIVA


O espaço escolar é o principal lugar de atuação e socialização da criança e do adolescente, lugar privilegiado para a difusão do conhecimento, expansão intelectual afetiva do aluno. Na sociedade atual, globalizada, capitalista e cada vez mais competitiva, o tempo que os pais podem dedicar a seus filhos é escasso, o que faz aumentar ainda mais as responsabilidades da escola com a educação e a formação geral de futuros cidadãos. Urge a importância de se apropriar desse espaço, fazendo dele um ambiente propício para ampliar a consciência critica de todos os agentes sociais educadores, pais e alunos, valorizando a participação e a co-responsabilidade como instrumentos importantes à efetiva consolidação da democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã, que seja um antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos assuntos escolares, à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na sociedade, de maneira geral. Nos dias de hoje é imprescindível buscar estratégias de prevenção, pois ao observarmos os números sobre a violência é fácil concluir que medidas de enfrentamento devem ser tomadas sob o risco de nós, ou de nossos familiares, sermos os próximos a engrossar as estatísticas sobre o fenômeno da criminalidade. Ainda mais desalentador é perceber que a participação do jovem nas ocorrências criminais tem crescido nitidamente.

A proposta é contribuir no enfrentamento à violência contra criança e adolescente, dentro e fora das escolas, por meio de uma formação nas temáticas drogas, violência sexual, trabalho infantil, violência doméstica e cidadania; produção e difusão de tecnologias sociais de áudio (rádio

novelas e spots), vídeos de curta metragem e fotografia. O processo de mudança que experimenta a sociedade no século XXI é, muitas vezes, maior do que a nossa capacidade de responder às novas demandas. E as escolas – não diferente de pais, educadores e demais instituições sociais se vêem cada vez mais desafiadas frente a essas novas exigências que circundam a vida de crianças e adolescentes: interesses, aptidões, habilidades

e necessidades sociais. Diante disso, o projeto se propõe a desenvolver novas práticas educativas com base nos direitos da criança e do

adolescente que venham a contribuir com as propostas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. Se quisermos uma educação melhor precisamos somar esforços, porque os desafios são muitos

A violência que ocorre no cotidiano da escola é um complexo espelhar da sociedade e, portanto, não pode ser resolvida nos limites dos muros da

Escola. A escola, na sua prática pedagógica, apresenta-se sob a égide do poder, cultivando o medo e gerando a cultura da violência. Tentando refletir acerca dessas questões, propomos para o 3ª bimestre na escola de educação infantil e ensino fundamental Saré, buscar alternativas para erradicar a violência entre alunos com um olhar diferenciado para o que ocorre no dia a dia dos alunos e professores em sala de aula e fora dela.



6- 0BJETIVOS:

GERAL: Propor ações educativas de combate a violência escolar.


ESPECIFICOS:

 Analisar o contexto histórico cultural da violência no Brasil

 Refletir sistematicamente a problemática da violência no meio escolar

 Desenvolver a educação para a paz como caminho de superação da violência no meio escolar

 Capacitar a escola para constituir-se em núcleo e centro promotor da paz e da cultura de paz


7- DESENVOLVIMENTO


 Leitura de diferentes textos: Informativos literários e recreativos.

 Caça palavras

 Poesias

 Pesquisas

 Atividades Matemática

 Montagem de murais

 Confecção de cartazes

 Atividades ortográficas e gramaticais

 Produção de textos

 Dramatização

 Musicas

 Brincadeiras

 Entrevistas

 Danças



8. METODOLOGIA

O método adotado será através de pesquisas digitação e exposição de cartazes, feito pelos alunos, divulgação dos mais variados conteúdos que compõem as medidas preventivas sobre violência, aula prática como; pesquisa e confecção de cartazes em sala de aula, reuniões no pátio da escola para momentos de lazer e manifestações contra a violência, concurso de cartazes e dramatização.

9. RECURSOS:

 Material

Cartolina, revistas, jornais, caneta, lápis, lápis de cor, lápis de cera, computador, TNT, EVA, tinta guache e tinta para tecido.

 Humano:

 Coordenador, professor, mediador e alunos.

10. CONTEÚDOS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

• Exposição oral;

• Relatos

• Praticas de leitura (feita pelo professor mediador, leitura colaborativa, leitura feita pelo aluno)

• Reescrita de textos;

• Coesão;

• Coerência;

• Margem, parágrafo, sinais de pontuação, segmentação de palavras e de frases.

• Entrevista

• Produção de texto (reescrever individualmente textos)

• Conversões gráficas (alinhamento e direção da escrita, margem e parágrafo, segmentação dos espaços em branco)

• Ortografia (regularidades e irregularidades ortográficas).


11. CRONOGRAMA


JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO

Pesquisa e elaboração do projeto: Violência escolar: manifestações e estratégias de prevenção.


Conversa e apresentação do projeto para os alunos


Atividades com textos variados

Rodas de leitura e de conversa

Leitura diária sobre violência feita pelo professor e aluno



Pesquisas sobre medidas preventivas e confecção dos cartazes


Exposição dos cartazes.

Avaliação da aprendizagem e culminância do projeto.



12. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA


BALANDIER, Georges. A Desordem. Elogio do Movimento. RiodeJaneiro:

Bertrand Brasil, 1997.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos. Mitos, sonhos, costumes,

gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

DURKHEIM, E. Les formes élémentaries de la vie Religieuse. Paris: Alcan,

1925.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro:

Guanabara,:1989.

MAFFESOLI, Michel. A Conquista do Presente . Rio de Janeiro: Rocco,

1984.

______.A violência totalitária. Rio de Janeiro: Zahar,1981

______ Dinâmica da Violência. São Paulo: Vértice, 1987

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Paris: Instituto

Piaget, 1990.

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