segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROJETO PARA O 5º BIMESTRE 2011

Escola e Família: a quem cabe a responsabilidade pela sexualidade




1- TEMA: Escola e Família: a quem cabe a responsabilidade pela sexualidade?




2- IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal de educação infantil e ensino fundamental Saré




SERIE: PRÉ II, 1º ANO, 2º ANO, 3º ANO, 3ª E 4ª SÉRIE






TURMAS: A B C






TURNO: MANHÃ E TARDE






ANO: 2011






DIRETOR: Ruy Guilherme Souza da Silva






COORDENADORAS: Josianne Coelho Pantoja e Mª Nilda Modesto Sales




PROFESSORAS: Fabricia Dornelas, Fernanda Briglia, Mª Gorete Paiva, Julia Duarte, Teolga Brasil, Francisca Ramos e Daniele Paiva.


3- DURAÇÃO:


Este projeto tem a duração de dois meses.


4- DISCIPLINAS


O tema em questão será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos da língua portuguesa, matemática, ciências naturais, ciências sociais, e artes .


5- JUSTIFICATIVA




                A sexualidade é extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana é dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instâncias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz é de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução

               A sexualidade infantil ganha cada vez mais espaço nas discussões e estudos científicos. Ela é fundamental na formação da personalidade, pois é uma necessidade básica do ser humano, estritamente relacionada aos pensamentos e ações. Preocupada com a forma de como a sexualidade vem sendo trabalhada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou até mesmo silenciada pelos educadores e responsáveis que criam artifícios e desculpas para não trabalhá-la, foi que surgiu o interesse em conhecer a concepção dos educadores acerca das questões relacionadas à sexualidade infantil, bem como a prática pedagógica destes naquilo que se refere às manifestações e implicações desse tema.





6- 0BJETIVOS:





• GERAL: Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano.




• ESPECIFICOS


• Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;

• Identificar e repensar tabus e preconceitos referente à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos;

• reconhecer como construções culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;

• identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimento e desejos do outro;

• reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir praxes numa relação a dois;

• proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;



7- DESENVOLVIMENTO


Pesquisa e leitura de textos sobre fatores que interferem na sexualidade humana, discussão sobre os estereótipos; mudanças físicas; mudanças psicossociais como o amadurecimento emocional, social, o desenvolvimento intelectual e moral e o contexto social atual. Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino: ( a reprodução, fecundação, menstruação, a gravidez).

Palestras e vídeos sobre a primeira relação sexual para os adolescentes:


• Gravidez na adolescência;


• DST/AIDS;


• Métodos contraceptivos;


• Aborto.






8. METODOLOGIA


• Sensibilização;


• Reflexão, debates e discussões;


• Leitura e análise de textos e de vídeo;


• Aula expositiva / uso de modelos / slides;


• Dinâmicas de grupo.






9. RECURSOS:


 Material






Cartolina, revistas, jornais, caneta, lápis, lápis de cor, lápis de cera, computador, TNT, EVA, tinta guache e tinta para tecido.


 Humano:


 Coordenador, professor mediador e alunos.


10. CONTEÚDOS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS


 As transformações do corpo do homem e da mulher nas diferentes fases da vida, dentro de uma perspectiva de corpo integrado, envolvendo emoções, sentimentos e sensações ligadas ao bem-estar e ao prazer do

auto cuidado;

 Os mecanismos de concepção, gravidez e parto e a existência de métodos contraceptivos;

 As mudanças decorrentes da puberdade: amadurecimento das funções sexuais e reprodutivas; aparecimento de caracteres sexuais secundários; variação de idade em que inicia a puberdade; transformações decorrentes de crescimento físico acelerado;

 O respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro;

 O respeito aos colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocional diferentes;

 O fortalecimento da auto-estima;

 A tranqüilidade na relação com a sexualidade.




11. CRONOGRAMA










SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

Pesquisa e elaboração do projeto: Escola e Família: a quem cabe a responsabilidade pela sexualidade?




Conversa e apresentação do projeto para os alunos






Atividades com textos variados


Rodas de leitura e de conversa


Leitura diária sobre sexualidade feita pelo professor e aluno




Pesquisas sobre sexualidade e medidas preventivas / confecção dos cartazes




Exposição dos cartazes.


Avaliação da aprendizagem e culminância do projeto.






12. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA






FOUCAULT, M. (1997). História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal.






LOURO, G. L. (1997). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.


Petrópolis: Vozes.


_______. (1999). Pedagogias da sexualidade. In: ____ (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica.





PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.






PUIG, J. M. Práticas morais – uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna, 2004.






CHAUÍ, M. Repressão sexual. São Paulo: Brasiliense, 1992.


PARÂMETROS CURRICULARES Nacionais, orientação sexual vol.10.2

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