1- TEMA: Escola e Família: a quem cabe a responsabilidade pela sexualidade?
2- IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal de educação infantil e ensino fundamental Saré
SERIE: PRÉ II, 1º ANO, 2º ANO, 3º ANO, 3ª E 4ª SÉRIE
TURMAS: A B C
TURNO: MANHÃ E TARDE
ANO: 2011
DIRETOR: Ruy Guilherme Souza da Silva
COORDENADORAS: Josianne Coelho Pantoja e Mª Nilda Modesto Sales
PROFESSORAS: Fabricia Dornelas, Fernanda Briglia, Mª Gorete Paiva, Julia Duarte, Teolga Brasil, Francisca Ramos e Daniele Paiva.
3- DURAÇÃO:
Este projeto tem a duração de dois meses.
4- DISCIPLINAS
O tema em questão será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os conhecimentos da língua portuguesa, matemática, ciências naturais, ciências sociais, e artes .
5- JUSTIFICATIVA
A sexualidade é extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana é dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instâncias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz é de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução
A sexualidade infantil ganha cada vez mais espaço nas discussões e estudos científicos. Ela é fundamental na formação da personalidade, pois é uma necessidade básica do ser humano, estritamente relacionada aos pensamentos e ações. Preocupada com a forma de como a sexualidade vem sendo trabalhada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou até mesmo silenciada pelos educadores e responsáveis que criam artifícios e desculpas para não trabalhá-la, foi que surgiu o interesse em conhecer a concepção dos educadores acerca das questões relacionadas à sexualidade infantil, bem como a prática pedagógica destes naquilo que se refere às manifestações e implicações desse tema.
6- 0BJETIVOS:
• GERAL: Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano.
• ESPECIFICOS
• Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;
• Identificar e repensar tabus e preconceitos referente à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos;
• reconhecer como construções culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;
• identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimento e desejos do outro;
• reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir praxes numa relação a dois;
• proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;
Pesquisa e leitura de textos sobre fatores que interferem na sexualidade humana, discussão sobre os estereótipos; mudanças físicas; mudanças psicossociais como o amadurecimento emocional, social, o desenvolvimento intelectual e moral e o contexto social atual. Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino: ( a reprodução, fecundação, menstruação, a gravidez).
• Gravidez na adolescência;
• DST/AIDS;
• Métodos contraceptivos;
• Aborto.
8. METODOLOGIA
• Sensibilização;
• Reflexão, debates e discussões;
• Leitura e análise de textos e de vídeo;
• Aula expositiva / uso de modelos / slides;
• Dinâmicas de grupo.
9. RECURSOS:
Material
Cartolina, revistas, jornais, caneta, lápis, lápis de cor, lápis de cera, computador, TNT, EVA, tinta guache e tinta para tecido.
Humano:
Coordenador, professor mediador e alunos.
10. CONTEÚDOS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
As transformações do corpo do homem e da mulher nas diferentes fases da vida, dentro de uma perspectiva de corpo integrado, envolvendo emoções, sentimentos e sensações ligadas ao bem-estar e ao prazer do
auto cuidado;
Os mecanismos de concepção, gravidez e parto e a existência de métodos contraceptivos;
As mudanças decorrentes da puberdade: amadurecimento das funções sexuais e reprodutivas; aparecimento de caracteres sexuais secundários; variação de idade em que inicia a puberdade; transformações decorrentes de crescimento físico acelerado;
O respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro;
O respeito aos colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocional diferentes;
O fortalecimento da auto-estima;
A tranqüilidade na relação com a sexualidade.
11. CRONOGRAMA
SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO
Pesquisa e elaboração do projeto: Escola e Família: a quem cabe a responsabilidade pela sexualidade?
Conversa e apresentação do projeto para os alunos
Atividades com textos variados
Rodas de leitura e de conversa
Leitura diária sobre sexualidade feita pelo professor e aluno
Pesquisas sobre sexualidade e medidas preventivas / confecção dos cartazes
Exposição dos cartazes.
Avaliação da aprendizagem e culminância do projeto.
12. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
FOUCAULT, M. (1997). História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal.
LOURO, G. L. (1997). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.
Petrópolis: Vozes.
_______. (1999). Pedagogias da sexualidade. In: ____ (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.
PUIG, J. M. Práticas morais – uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna, 2004.
CHAUÍ, M. Repressão sexual. São Paulo: Brasiliense, 1992.
PARÂMETROS CURRICULARES Nacionais, orientação sexual vol.10.2
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